Na tarde da última quarta-feira (30), aconteceu o evento de Segurança de Voo da ALA 12, no Rio de Janeiro. A ABRAPAC compareceu e o presidente da associação, comandante Paulo Licati, apresentou estudos sobre o histórico da fadiga na aviação, estratégias ambientais e organizacionais, metodologia de investigação, entre outros temas ligados ao Sistema de Gerenciamento de Risco de Fadiga Humana (SGRF).
De grande importância histórica, a ALA 12 é uma base da Força Aérea Brasileira localizada na região de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Criada em 1944, a Base Aérea de Santa Cruz – BASC é uma das primeiras bases da FAB. O famoso Hangar do Zeppelin, construído na década de 1930, ainda está em uso como hangar para aeronaves militares de asa fixa.
Ainda no período colonial, o local sediou a fazenda de Santa Cruz, D. Pedro I e D. João VI, passaram grande parte de suas vidas. Já em 1934, a empresa alemã Luftschiffbau Zeppelin estabeleceu uma linha aérea regular entre Brasil e Europa, e a fazenda de Santa Cruz foi escolhida para a construção de uma aeroporto para dirigíveis inaugurado em 1936.
A unidade abrigou diversos esquadrões importantes da FAB no decorrer da história, como o 1º Grupo de Aviação Embarcada (GAE), 2ª Esquadrilha de Ligação e Observação (ELO), 3º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (EMRA), entre outros. Hoje, a organização conta com quatro Esquadrões Operacionais:
1º Grupo de Aviação de Caça
3º/ 8º Grupo de Aviação
3º Esquadrão de Transporte Aéreo
1º/ 7º Grupo de Aviação
Em 2017 a base aérea de Santa Cruz passou a denominar-se ALA 12. As ALAS são organizações militares do comando da Aeronáutica que reúnem, sob um mesmo comando, meios de força, nos valores de esquadrão ou grupo, com finalidade de realizar preparo operacional de suas equipagens em ações de força.
A ABRAPAC trabalha fortemente na transmissão de temas relacionados ao risco de fadiga humana, contribuindo para que haja maior segurança de voo no Brasil e no mundo.
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