Na reunião plenária do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA), realizada em Brasília no último dia 7, foi aprovada por unanimidade a criação da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho dos Pilotos do Transporte Aéreo Público Regular.
Proposta por iniciativa da ABRAPAC, a comissão será presidida pela especialista no tema, Karynne Bayer, mestre em Psicologia Social do Trabalho pela UnB, ex-chefe da Assessoria de Fatores Humanos do CENIPA e detentora de diversas qualificações na área de Fatores Humanos e Segurança Operacional, incluindo curso pela University of Southern California, nos EUA.
Durante o CNPAA, Bayer realizou apresentação sobre o assunto, explicitando detalhes da pesquisa empreendida em 2017 pelo Laboratório de Ergonomia da Atividade, Cognição e Saúde (ECoS) da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o SNA, ABRAPAC, ASAGOL e ATL.
Participaram do estudo 164 pilotos, distribuídos entre cinco empresas do segmento de aviação estudado. Os profissionais foram convidados a se manifestar quanto às condições de trabalho e suporte organizacional, organização do trabalho e suas relações socioprofissionais, reconhecimento e crescimento profissional, uso das tecnologias de voo, práticas de gestão do trabalho, desgastes provenientes do trabalho, e os afetos positivos e negativos que sustentam em relação ao seu contexto laboral geral.
A pesquisa mostrou, dentre outras coisas, que as horas de descanso não estão sendo suficientes para a promoção de repouso, saúde e segurança nas operações, corroborando a importância dos estudos sobre fadiga entre pilotos.
CLIQUE AQUI para saber mais.
Comments