Você certamente já se deparou com algum avião transformado em monumento, playground público ou simplesmente deixado ao largo de estradas ou pátios de aeroportos, para que o tempo consuma sua integridade e sua história.
Isso se tornou corriqueiro no Brasil e muitas aeronaves de relevância histórica se encontram nessas condições. Sem falar em documentos, fotos, vestuário e outros artigos originários de companhias aéreas extintas – um acervo de valor incomensurável se degradando em salas e galpões fechados, sem acesso ao público ou aos pesquisadores da área.
A ABRAPAC acaba de criar sua Comissão de História da Aviação, por acreditar ser necessário tomar medidas para preservar a História da aviação comercial brasileira.
Você pode ver detalhes sobre ela e todos os seus feitos clicando no menu do alto, na aba “HISTÓRIA”.
Essa história é parte importante da memória política, social e cultural do país. As companhias aéreas surgiram e cresceram no âmbito das ofensivas diplomáticas e de políticas nacionais. A aviação comercial se desenvolveu de forma a extrapolar o campo da iniciativa comercial. Um processo influenciado pelos conceitos de necessidade de segurança nacional, polarização global e estados nacionalistas.
Preservar e promover a memória da aviação comercial brasileira é resguardar nossa própria história. Entender como surgiram e se desenvolveram nossas companhias aéreas é algo que ilumina o presente e projeta o futuro.
Assim iniciamos este projeto que visa, num primeiro momento, buscar informações sobre estes acervos existentes no país, com ajuda de nossos associados. Bem como publicar artigos e informações sobre a história da aviação comercial brasileira, para que, num segundo momento, sejam construídas soluções, ideias e parcerias que promovam a preservação de aeronaves, documentos e objetos relacionados.
No site da ABRAPAC, você encontra uma listagem com aeronaves preservadas e abandonadas por todo o Brasil.
Colabore enviando fotos das aeronaves da sua região que estejam nestas condições, para que possamos atualizar e melhorar essa lista (clique aqui para saber mais).
Comentários