No último dia 9 de dezembro, a IFALPA Internacional enviou ao gabinete da Secretaria de Aviação Civil uma carta expressando preocupação com o perigo ocasionado no espaço aéreo brasileiro pelo lançamento de balões não tripulados – os chamados balões festivos.
A carta foi assinada pelo presidente da IFALPA, Comandante Martin Chalk, após a conferência regional realizada em Buenos Aires, no final de novembro. A pedido dos dirigentes da IFALPA, a delegação brasileira realizou naquela oportunidade uma apresentação a respeito desse tema, que é peculiar e quase exclusivo do Brasil.
O lançamento de balões não tripulados vem gerando inúmeros reportes de pilotos de linhas aéreas estrangeiras e nacionais, despertando a preocupação internacional.
O assunto voltará a ser discutido em abril de 2016 na convenção mundial da IFALPA, em Nova Orleans, evento em que a federação poderá classificar o espaço aéreo brasileiro como inseguro para as operações aéreas, gerando recomendações a ICAO e IATA.
A IFALPA Brasil, representante das associações ABRAPAC, ASAGOL, ATT e do Sindicato Nacional do Aeronautas (SNA), apoia a decisão da IFALPA Internacional e se coloca à disposição para um diálogo amplo no sentido de garantir a segurança e integridade das aeronaves que voam no espaço aéreo brasileiro.
Contamos com o apoio de todos os aviadores.
___________________
Cmte. Luiz Cabral Diretor IFALPA no Brasil
Comments