• abrapacsite

RELATÓRIO SOBRE A 73ª PLENÁRIA DO CNPAA


No início da Sessão, foi aprovado por unanimidade o ingresso no CNPAA da Escola Superior do Ar, representada por Edson Gaspar e pelo cmte. Francisco Lyra. Essa nova escola surgiu após um estudo de mercado que identificou a necessidade de formação de novos profissionais para a aviação civil. Os cursos oferecidos serão técnicos, de bacharelado e pós-graduação (latu sensu, mestrado e doutorado), sempre voltados para realidade brasileira.

O segundo tema da plenária foi a discussão e aprovação de um grupo de trabalho para atualização e adequação de um novo regimento do CNPAA, face às novas necessidades organizacionais.

Em seguida, houve a apresentação das estatísticas de ocorrências aeronáuticas no período entre 2010 e 2019, seguida de uma apresentação da ANAC sobre novos regulamentos aplicáveis à aviação civil brasileira.

O quinto tema foram os dados preliminares de uma pesquisa sobre o emprego de aeronaves tecnologicamente avançadas e as consequentes implicações para a segurança de voo.

Já o sexto tema da plenária foi a obrigatoriedade do curso de comissário de voo certificado pela ANAC e a manutenção da obrigatoriedade de exame técnico para esses profissionais. O resultado dessa apresentação foi a criação de um grupo de trabalho para debater o assunto e apresentar recomendações que sejam levadas à ANAC para consideração em nossa nova legislação.

Dando continuidade à plenária, a terceira edição da metodologia de investigação da fadiga humana no contexto aeronáutico foi debatida. A fadiga humana já faz parte do protocolo sugerido aos investigadores e é tema de especial atenção da ABRAPAC, responsável por levantar a discussão sobre o problema e propor a criação da comissão com o objetivo de preencher o gap nas investigações.

O oitavo tema foi o risco da fauna, com dados registrados pelo sistema interno de reportes da GOl Linhas Aéreas Inteligentes. Em seguida, também foram apresentados pela GOL estudos de frenagem realizados durante o período de acompanhamento pós-obra em SPSP-CGH nas runways 17/35.

As apresentações, bem como as notas de estudos, podem ser acessadas no site do CENIPA, clicando no link abaixo.

https://www2.fab.mil.br/cenipa/index.php/cnpaa/notas-de-estudo-2020

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo