A ABRAPAC compareceu à reunião da Comissão Nacional de Fadiga Humana (CNFH), realizada no dia 19/2, na sede da ATT, em São Paulo. O profissional de safety, Alfredo Menquini, e o gestor de fadiga, comandante Paulo Licati, representaram a Associação no evento. A reunião teve ainda representantes de CENIPA, SNA, ATT e ASAGOL.
As entidades discutiram ações para mitigar o perigo baloeiro, assim como os problemas causados pela fadiga em tripulantes. Houve uma apresentação sobre a pesquisa de identificação de fadiga por fala e voz, realizada com o intuito de criar uma metodologia de investigação desse problema em casos de acidentes e incidentes aéreos para o CENIPA.
Debateu-se também de que forma as tecnologias atuais (celulares, computadores e redes sociais) estão interferindo nas horas de descanso dos tripulantes.
No final do evento, a ATT homenageou com uma placa a fonoaudióloga Carla Vasconcelos, que está desenvolvendo a pesquisa de identificação de fadiga por fala e voz. Também foram homenageados os comandantes Paulo Licati e Tulio Rodrigues.
Para saber mais, escreva para safety@pilotos.org.br
Comments