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A necessidade de um manual específico para a padronização do curso de aeronave MLTE leve a pistão

Atualizado: Jan 27

Resumo


O trabalho teve como objetivo geral compreender porque há necessidade de um manual específico de treinamento do curso em multimotor terrestre para melhorar a segurança operacional no Brasil. A pesquisa é caracterizada como exploratória descritiva com procedimento bibliográfico e documental por meio de livros, manuais, artigos, regulamentos, e dados estatísticos. A abordagem utilizada foi qualitativa e quantitativa. Na análise dos dados foram extraídos os principais conceitos abordados com aspectos práticos em relação aos dados levantados do CENIPA e ANAC. Ao finalizar a pesquisa, foi notado que a legislação no Brasil somente exige itens mínimos para se obter uma habilitação em multimotor terrestre, existindo ainda, uma insuficiência de material bibliográfico nacional para o assunto. Comparando os dados estatísticos dos registros de ocorrências aeronáuticas e da frota de aeronaves multimotor brasileira percebeu-se que os índices são relevantes, principalmente no fator operacional, e dessa forma, existe uma lacuna de conhecimento latente. Em face a esta realidade, foi compreendido que o multimotor é uma aeronave com uma série de características exclusivas, percebendo-se a necessidade de uma instrução mais completa com um manual ou guia de instrução conforme idealizado, de forma a atender aos que pretendem ter um bom conhecimento técnico e assim melhorar a segurança operacional.


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