top of page

ABRAPAC, ASAGOL e ATL participam da 82ª Plenária do CNPAA

  • ABRAPAC
  • 16 de mai.
  • 2 min de leitura

Encontro apresentou os avanços em estudos sobre fadiga.


Membros da ASAGOL e ABRAPAC na sede do CENIPA para a Plenária do CNPAA.

As associações ABRAPAC, ASAGOL e ATL marcaram presença na 82ª Sessão Plenária do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA), realizada na quinta-feira (15/05) na sede do CENIPA, em Brasília.


Como pauta relevante do encontro esteve a apresentação da Comissão Nacional de Fadiga Humana (CNFH) sobre os mais recentes estudos relacionados à fadiga.


São eles:


  1. O projeto de doutorado de Fernanda Tiemi Nakashima Ferreira (IB- USP), em parceria com o Projeto Fadigômetro, que aborda os efeitos da fadiga sobre o desempenho cognitivo, trazendo avaliações comportamentais e eletroencefalográficas aplicadas à aviação civil brasileira.

  2. O estudo de mestrado de Eduardo Pessini (ITA) que trata da customização dos parâmetros do SAFTE-FAST considerando os hábitos de sono e rotinas de trabalho dos aeronautas no âmbito do Projeto Fadigômetro.

  3. O estudo sobre fadiga e sonolência de pilotos brasileiros, com previsões do modelo SAFTE-FAST pautadas em medidas de actigrafia e escalas reais, uma reanálise com o modelo SAFTE-FAST dos dados da pesquisa de doutorado da Dra. Izabela Tissot (ANAC) sobre fadiga e sonolência dos pilotos, sendo feita em colaboração entre Eduardo Furlan e Tulio Rodrigues (ASAGOL), Frida Fischer (USP) e a própria Izabela Tissot.


Ao final a CNFH também apresentou seu informativo sobre os estudos já recepcionados pela Comissão, convidando "as Entidades-Membro do CNPAA para esclarecerem eventuais dúvidas com os pesquisadores envolvidos, visando a implementação de medidas mitigadoras da fadiga e da sonolência nas suas operações em caráter voluntário e espontâneo."


Conheça os estudos com pareceres favoráveis por unanimidade pela CNFH:


1. Modeling the root causes of fatigue and associated risk factors in the Brazilian regular aviation industry. https://bit.ly/route-causes-fatigue
2. Regulação e trabalho em jornadas irregulares: o caso dos pilotos brasileiros. Implicações para o trabalho e para a saúde. https://bit.ly/jornadas-irregulares
3. Aircrew rostering workload patterns and associated fatigue and sleepiness scores in short/medium haul flights under RBAC 117 rules in Brazil. https://bit.ly/aircrew-rostering-workload

A presença das associações na Plenária reforça o compromisso contínuo com a promoção da segurança operacional e o bem-estar dos aeronautas. A atuação ativa na produção e disseminação de conhecimento científico é essencial para embasar decisões regulatórias, fomentar práticas seguras e fortalecer a cultura de prevenção em toda a aviação brasileira.

Comments


bottom of page