top of page
  • abrapacsite

Aeroporto de Guarulhos inicia vacinação de tripulantes

Iniciou-se hoje, 28/05, no Aeroporto de Guarulhos, a campanha de vacinação de tripulantes, como parte do Processo de Imunização dos Aeronautas, autorizada pelo Ministério da Saúde. Confira, abaixo, as regras para participar. Conforme o Programa Nacional de Operacionalização da Vacina contra a COVID-19 do Ministério da Saúde, são elegíveis à vacinação prioritária contra a Covid-19, até o momento: (1) funcionários das companhias aéreas, definidas pelo Decreto nº1.232/1962 e pela Lei nº13.475/2017; (2) funcionários do aeroporto e; (3) funcionários das empresas de serviços auxiliares ao transporte aéreo (ESATAS), definidas pela Resolução ANAC 116/2009.


As doses da vacina Astrazeneca/Oxford serão aplicadas a partir do dia 28 de maio, das 9h às 16h, no saguão do Terminal 1 para pessoas elegíveis e com credencial válida* no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com cronograma definido por idade (abaixo).

*Pilotos e Comissários de bordo deverão apresentar os devidos comprovantes da situação de trabalhador empregado na companhia aérea.


Abaixo, o cronograma de aplicação (por idade):

28/5 sexta-feira 09h00 – 12h30: maiores de 50 anos 12h30 – 16h00: maiores de 42 anos

31/5 segunda-feira 09h00 – 12h30: maiores de 38 anos 12h30 – 16h00: maiores de 34 anos 01/06 terça-feira 09h00 – 16h00: maiores de 30 anos


De acordo com as instruções da ANVISA, não devem se vacinar nesta campanha (restrições devidas ao tipo de vacina aplicada - Astrazeneca/Oxford):

• Mulheres em puerpério (45 dias de realização do parto);

• Gestantes; • Pessoas que tenham tomado vacina contra H1N1 há menos de 14 dias;

• Pessoas que tiveram, nos últimos 30 dias, início de sintomas da COVID-19 ou contato com pessoas contaminadas. Pessoas imunossuprimidas e em tratamento oncológico ou que finalizaram o referido tratamento nos últimos 6 meses poderão se vacinar mediante apresentação de relatório médico.

ATENÇÃO: Segundo a regra de priorização estabelecida pelo Ministério da Saúde, não são elegíveis à vacinação até o momento os credenciados que não se enquadrem especificamente nos grupos listados acima, a exemplo de: - Lojistas - Serviços de alimentação - Despachantes - Transportadores - Importadores e exportadores - outros.


IMPORTANTE: O uso de máscara é obrigatório, assim como o distanciamento social. A vacinação nesta campanha está sujeita a disponibilidade de doses da vacina. Orientações gerais:

• É necessário preencher o formulário anexo e leva-lo na data de vacinação;

• Haverá transfer (ônibus) específico para transporte entre o Terminal 2 e Terminal 1. O ponto de parada será no desembarque oeste, primeira calçada, e começará a circular às 8h30 a cada 15 minutos;

• O estacionamento do Terminal 1 estará liberado para acesso durante os dias de vacinação; • Após o dia 01/06/2021 o público elegível incluído neste grupo prioritário poderá procurar as Unidades Básicas de Saúde do município de Guarulhos;

• Recomendamos que integrantes de outros grupos prioritários para a vacinação procurem preferencialmente a Unidade Básica de Saúde do seu município;

• Pessoas com menos de 30 anos não estão sendo contempladas devido à limitação de doses disponíveis. A partir de quarta-feira (2 de junho) deverão procurar uma UBS para vacinação.


Orientação pós vacinação: Em caso de mal-estar ou sintomas gripais procure um serviço de saúde. Em caso de mal-estar no aeroporto, procure o ambulatório São Francisco, ou, em caso de colaboradores GRU Airport, o ambulatório médico. Os casos que não conseguiram se vacinar dentro do período previsto pela sua faixa etária poderão procurar a UBS do município. A segunda dose da vacina deve ser ministrada depois de 90 dias da dose inicial.

111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page