top of page
  • ABRAPAC

Audiência Pública RBAC 117: Principais pontos abordados

Atualizado: 2 de jul.

 


Tulio Rodrigues, porta-voz científico do Projeto Fadigômetro, palestrando durante a audiência pública de revisão do RBAC 117.

Na última sexta-feira (28/06), a ANAC realizou uma Audiência Pública fundamental para a revisão do RBAC 117, que trata dos requisitos relativos ao gerenciamento do risco de fadiga na aviação. Este evento reuniu aeronautas, empresas, organizações e especialistas para discutir e aprimorar a norma, visando melhores condições de trabalho e, principalmente, a segurança de voo.

 

Durante a audiência, destacaram-se as falas da ABRAPAC, dos representantes dos aeronautas, dos pesquisadores do Projeto Fadigômetro e da representante do Ministério Público do Trabalho (MPT), que abordaram de maneira detalhada os impactos da fadiga na segurança operacional. A participação ativa e o posicionamento dos aeronautas são essenciais para que suas vozes sejam ouvidas e consideradas no processo de revisão do RBAC 117.

 

Abaixo, você pode acessar os principais trechos das falas dos representantes dos aeronautas, pesquisadores e MPT:

 

Maurício Pontes (ABRAPAC/Fadigômetro) https://www.youtube.com/live/QDhZZ3XJsR8?t=5360s
Prof. Frida Fischer (USP/Fadigômetro) https://www.youtube.com/live/QDhZZ3XJsR8?t=7880s
Cmte. Tulio Rodrigues (ASAGOL/ATL/Fadigômetro) https://www.youtube.com/live/QDhZZ3XJsR8?t=8640s
Prof. André Frazão (USP/Fadigômetro) https://www.youtube.com/live/QDhZZ3XJsR8?t=9329s
Cmte. Henrique Hacklaender (SNA) https://www.youtube.com/live/QDhZZ3XJsR8?t=11003s
Dra. Cirlene Luiza Zimmermann (MPT) https://www.youtube.com/live/QDhZZ3XJsR8?t=6144s

 

Posicionamento

 

A ABRAPAC, as demais Associações e os Pesquisadores participantes do Fadigômetro solicitam a suspensão do processo de revisão do RBAC 117 e que qualquer alteração na regulação seja precedida e validada por evidências científicas. Caso esses estudos não sejam levados em consideração na alteração da Minuta do Regulamento há um risco objetivo de aumento da Fadiga e da Sonolência dos Tripulantes Brasileiros e consequente aumento do risco das operações e piora das condições de saúde.

 

É crucial que todos os aeronautas acompanhem essas discussões e se posicionem perante o debate sobre os impactos da fadiga na segurança de voo. Sua participação ativa pode fazer a diferença na construção de um ambiente de trabalho mais seguro e regulado.

 

Não perca a oportunidade de se informar e contribuir para um futuro mais seguro na aviação. Assista aos trechos dos vídeos e fique por dentro de tudo o que foi abordado na audiência pública sobre o RBAC 117.



Tulio Rodrigues, Frida Fischer e André Frazão em frente ao prédio da ANAC, em Brasília.
Cmte. Tulio Rodrigues (esq.), Prof. Frida Fischer (centro) e Prof. André Frazão.

222 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page