top of page
  • abrapacsite

Azul formaliza apoio ao Fadigômetro

Atualizado: 7 de jun. de 2022







(Texto: Flávio Campos/Asagol) Seguindo os passos do CENIPA e da Comissão Nacional da Fadiga Humana, que já haviam referendado o Fadigômetro, a Azul torna-se a primeira companhia aérea brasileira a apoiar a pesquisa que, até o momento, já processou mais de 12 mil escalas de trabalho, perfazendo mais de 1,4 milhão de horas de jornada.

Confidencialidade e métodos de análise

Dois importantes pilares do Fadigômetro são os critérios éticos estabelecidos desde o início para o seu desenvolvimento e ações, dentre eles o anonimato na divulgação de dados e resultados, e as hipóteses e métodos de análises fundamentados na literatura científica.

O estudo tem ABRAPAC, ASAGOL, ATL e SNA como entidades idealizadoras e financiadoras, e conta com a inestimável participação e suporte científico da Faculdade de Saúde Pública, do Instituto de Física e do Laboratório de Ciências da Cognição do Instituto de Biociências da USP, tendo sido aprovado pelo COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA – SERES HUMANOS (CEP) do Instituto de Biociências da USP.

Os resultados iniciais da pesquisa referentes ao ano de 2018 foram publicados recentemente na Revista Brasileira de Medicina do Trabalho.

O apoio da Azul, além de ratificar a importância da pesquisa para a segurança de voo, fortalecerá a coleta de dados e dará ainda mais robustez às análises estatísticas feitas pelo Fadigômetro.


 

Como participar

Para adequar o Fadigômetro ao novo alcance possibilitado pelo apoio da Azul, foram acrescidas funcionalidades extras que permitiram a manutenção de uma plataforma única.

Assim, tanto os tripulantes da Azul quanto os das demais empresas poderão aderir à pesquisa em um mesmo endereço, no site do Fadigômetro. Para participar, basta clicar no botão a seguir!

A equipe à frente do projeto parabeniza a Azul pela atitude em prol da segurança de voo, e convida todos os seus aeronautas a contribuírem com o monitoramento da fadiga humana na aviação brasileira por meio do Fadigômetro.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page