• ABRAPAC

Congonhas inaugura EMAS na cabeceira 17R


Foto: Infraero

A aguardada área de escape da pista principal do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, teve concluída a primeira etapa das obras com a entrega do sistema EMAS (Engineered Material Arresting System) da cabeceira 17R.


O EMAS é um sistema de segurança já utilizado nos EUA, Europa e Ásia, que consiste em uma área ao final da pista feita de concreto poroso (ou outros materiais) que se deforma com o peso das aeronaves que eventualmente ultrapassem os limites da pista pela cabeceira, desacelerando-as até que parem.


Em Congonhas o sistema contempla a cabeceira 17R com uma área de 72m de comprimento por 47,4m de largura.



Segundo a Infraero, o EMAS da cabeceira 34L será entregue até o fim de maio, e terá uma área de 64m de comprimeito por 47,4m de largura.


O investimento total para instalação do sistema nas duas cabeceiras foi de R$ 122,5 milhões.


Aviação Geral


Junto com o EMAS, a Infraero também entregou as obras de infraestrutura para que o aeroporto volte a receber operações internacionais da aviação executiva. Ao todo foram investidos R$ 2,5 milhões em melhorias que contemplaram instalações para a Polícia Federal, alfândega da Receita Federal e salas para a Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) e para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


O terminal internacional da aviação executiva ainda recebeu um novo lounge e instalações sanitárias para os passageiros.


Presença da ABRAPAC


Gledson Duo (esq.), Gerente Administrativo da ABRAPAC, e Cel. Av. Chrystian Ciccacio (dir.), Comandante do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste - CRCEA-SE.

A ABRAPAC esteve presente ao evento de entrega das obras pela Infraero, representada pelo seu Gerente Administrativo, Gledson Duo, e por seu Gestor de Safety, Vagner Custódio da Silva.


Zelando por seu papel de representar os aviadores associados e promover a segurança de voo e o desenvolvimento da aviação nacional, a Associação tem acompanhado de perto as ações de melhoria sendo implementadas, assim como as demandas da categoria, sempre se colocando à disposição para contribuir junto aos órgãos competentes do setor aéreo.

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo