• abrapacsite

HISTÓRIA DA AVIAÇÃO NO BRASIL – Citações e Livros

Por: Cmte. Pedro Canabarro Clique aqui para ver as outras partes

A História não existe sem o trabalho do historiador, a dedicação da pesquisa e também a perseverança em publicar. Por isso, resolvi dar uma pequena pausa na história cronológica de nossas empresas para citar aqueles que, com seu trabalho de pesquisa e sua perseverança, na maioria das vezes não recompensada, nos proporcionam saber um pouco mais. Estas obras, por muitas vezes são os únicos guias para encontrarmos a história de nossa aviação.


Breve história da Aviação Comercial Brasileira. O autor, Aldo da Costa Pereira, foi comandante do Sindicato Condor e da Cruzeiro do Sul. Um dos idealizadores e fundador da primeira associação da classe dos aeronautas no Brasil, que daria origem ao SNA posteriormente. Também foi redator do Jornal ” A Bússola”, do Sindicato Nacional dos Aeronautas.


Servindo também de base para vários outros pesquisadores, Davies tem cinco livros publicados sobre as empresas aéreas no mundo, que são sem sombra de dúvidas o maior e melhor guia para quem quer pesquisar a história das linhas aéreas. 


Também abrangendo um aspecto mais amplo e geral, não podemos deixar de citar o trabalho do professor Valmir Lemos em seu livro didático para a UNISUL História da Aviação.

Outro livro muito interessante e relevante em qualquer pesquisa histórica sobre aviação é Cronologia da Aviação Comercial Brasileira. Ele apresenta em ordem cronológica cerca de 12 mil registros históricos, como autorizações de voo emitidas pela autoridade aeronáutica e aviões registrados pelas empresas aéreas brasileiras entre os anos de 1897 até 2017. Esse árduo trabalho de pesquisa foi realizado por cinco apaixonados pela história da aviação comercial.  O piloto e pesquisador Lineu Carneiro Saraiva, o advogado Flavio Barbosa do Amaral, o comandante Álvaro Nogueira de Oliveira Neto (que atuou na VARIG, VRG, AZUL, MODERN e Ryanair); o ex-comissário e gerente de vendas Martin Bernsmuller (VARIG e Lufthansa) e os comandantes Eduardo Ribeiro Venna e Rodrigo Egas de Moraes. 


Outro guia de valor inestimável são os trabalhos acadêmicos da professora da PUC do Rio Grande do Sul e historiadora Claudia Musa Fay. Dentre muitos dos trabalhos desta historiadora podemos citar:

  1. As viagens de Saint-Exupéry pela América do Sul

  1. Aviação, Tecnologia e Sociedade: Os primeiros voos no Brasil

  2. A aviação comercial brasileira durante os anos 1950-1970: a crise da Real, da Panair e da Cruzeiro do Sul

  3. As mulheres na aviação brasileira

  4. O papel do aeroclube do brasil na construção de uma política nacional de aviação brasileira (1911-1972)

  5. A aviação comercial na América do Sul: um estudo comparativo entre a influência alemã e norte-americana na região (1919-1945)

Enfim, estes todos citados nos deram um caminho a seguir na pesquisa que está sendo e será desenvolvida pela ABRAPAC, e servem de começo para qualquer um que queria pesquisar sobre a aviação brasileira.

Deixo aqui o meu mais sincero obrigado e meu respeito pelo árduo trabalho realizado por eles. Trabalho que nos proporciona ter uma fonte de partida para projetos maiores, que englobem a conservação e o uso social e cultural do acervo histórico da empresa aéreas brasileiras.

Cmte. Pedro Canabarro

74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo