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IMPORTANTE: POSICIONAMENTO DOS AERONAUTAS ANTE O RBAC 117 (FRMS)

O RBAC 117 será o principal instrumento regulatório para os programas de gerenciamento do risco de fadiga nas empresas aéreas. Por isso, SNA, ABRAPAC, ASAGOL e ATT têm acompanhado de perto a sua elaboração, com o objetivo de fornecer à ANAC estudos técnico-científicos que a auxiliem na elaboração do instrumento regulatório.



A minuta do RBAC 117 está submetida a audiência pública e todos os aeronautas podem contribuir, enviando suas ideias e considerações até as 18h do dia 11 de outubro de 2017 (veja aqui como fazer: https://pilotos.org.br/2017/10/06/fadiga-voce-pode-ajudar-a-melhorar-o-rbac-117/)



Recomendamos fortemente a leitura dos documentos e estudos a seguir, que pautam o posicionamento dos aeronautas:



1. Posicionamento dos Aeronautas em relação ao RBAC 117 da ANAC (Tabelão):


http://www.aeronautas.org.br/images/RBAC_Fadiga_Proposta_Aeronautas.pdf



2. Relatório FRMS dos Aeronautas – Parte I: Um Modelo de RBAC Adequado para o Brasil (Junho-16):


http://aeronautas.org.br/images/_sna/_noticias/Relatorio-FRMS-Parte-I.pdf



3. Relatório FRMS dos Aeronautas – Parte II: Uma Abordagem Científica Para o Gerenciamento do Risco da Fadiga Humana na Aviação Civil Brasileira (Junho-16):


http://aeronautas.org.br/images/_sna/_noticias/Relatorio-FRMS-Parte-II.pdf



4. Proposta dos Aeronautas para uma pesquisa de campo sobre fadiga coordenada pela ANAC:


http://www.aeronautas.org.br/images/_sna/_noticias/Proposta_Pesquisa_RBAC_Fadiga.pdf



5. Apresentação sobre risco da fadiga realizada no Primeiro Congresso Nacional de Aviação (SNA, Outubro-16):


http://www.asagol.com.br/files/_dirtecnica/FRMS/Proposta%20dos%20Aeronautas%20RBAC%20FRMS.pdf



6. Pesquisa brasileira que apontou cenário de fadiga crônica no país (2015):


http://inseer.ibict.br/sipaer/index.php/sipaer/article/view/299/316



7. Estudo baseado no software SAFTE-FAST com a análise de risco sobre os limites diários de jornada para tripulação composta constantes no RBAC 117 da ANAC (Setembro-2017):


http://www.asagol.com.br/files/_dirtecnica/fadigometro/Limites%20de%20jornada%20para%20tripula%C3%A7%C3%A3o%20aumentada%20(aeronautas_Set17).pdf



(Com informações da Asagol)

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