top of page
  • ABRAPAC

Nova versão do App Fadigômetro e revisão do RBAC 117


Cabine de pilotagem de um Airbus em voo durante o por-do-sol.

O App do Fadigômetro acaba de receber uma atualização que irá facilitar ainda mais a participação dos aeronautas. Agora, não há mais necessidade de se preocupar com prazos e datas de envio da escala. O aplicativo fará isso por você, enviando lembretes automáticos (push) na hora certa.


Atualize agora mesmo e aproveite essa nova funcionalidade!




Papel da ciência na revisão do RBAC 117


No início de dezembro, a ANAC promoveu a primeira oficina para a revisão do RBAC 117, com a participação de empresas aéreas e entidades representativas dos aeronautas.


Tal revisão abarca um tema de extrema sensibilidade: as rotinas de trabalho dos aeronautas.

Considerando o impacto significativo que as alterações no RBAC 117 podem ter na segurança de voo, as entidades ABRAPAC, ASAGOL e ATL, responsáveis pelo Projeto Fadigômetro, juntamente com os pesquisadores do Instituto de Física, Instituto de Biociências e Faculdade de Saúde Pública da USP, participantes da pesquisa, alertam para a crucial necessidade de adequar as modificações no marco regulatório às singularidades da aviação civil brasileira.


Nesse contexto, é imperativo utilizar parâmetros científicos como base para quaisquer sugestões de alteração, respaldando-se em estudos e pesquisas técnicas que reflitam a operação específica no Brasil, evitando a mera padronização de normas de outros países.


Focando na segurança, ABRAPAC, ASAGOL e ATL expressam sua apreensão em relação à possibilidade de reformulação dos limites prescritivos sem um embasamento científico adequado. Da mesma forma que no período de debates que norteou a criação do RBAC 117, instam a ANAC a se apoiar nos dados provenientes de pesquisas científicas para a revisão deste importante instrumento regulatório.


As associações e pesquisadores comprometidos com o Projeto Fadigômetro colocam-se integralmente à disposição da agência para oferecer uma contribuição científica à revisão do regulamento, certos de que a segurança operacional é um princípio orientador unânime entre todos os participantes desse debate.


 

Sobre o Fadigômetro


O Fadigômetro é uma pesquisa financiada e desenvolvida numa parceria entre a ABRAPAC, ASAGOL e ATL. O projeto também conta com a participação da USP (Instituto de Biociências, Faculdade de Saúde Pública e Instituto de Física) e do ITA, e com o apoio da Azul Linhas Aéreas, CENIPA, CNFH e CNPAA.

20 visualizações0 comentário
bottom of page