top of page
  • abrapacsite

REUNIÃO SOBRE JORNADA COM MINISTRO DA SAC

Representada pelo comandante Paulo Licati, a ABRAPAC participou no último dia 07 de uma reunião na Secretária de Aviação Civil (SAC) com ministro Eliseu Padilha, o deputado Jeronimo Goergen e representantes da ANAC, SNA, ATT e ASAGOL.

A reunião foi solicitada pelo deputado Jeronimo Goergen, com o objetivo de apresentar ao ministro o andamento do projeto de lei que propõe alteração na jornada de trabalho dos aeronautas e debater os problemas que vem ocorrendo.

A ABRAPAC manteve sua defesa da implantação do sistema de gerenciamento de fadiga no Brasil (FRMS), seguindo as recomendações da ICAO (conforme o DOC 9966 divulgado em 2011). A posição é reforçada pelo fato de as próprias empresas aéreas já terem revelado estatísticas preocupantes – dados estes que estão abertos ao público.

Segundo representantes do sindicato, as empresas alegam que as medidas para mitigar o risco da fadiga humana implicam elevação de custos – afirmação que contraria os dados das companhias que já utilizam este sistema.

Na reunião ficou acertado que a Secretaria da Aviação Civil convidará as empresas a apresentar e explicar as planilhas de custos. Essa reunião deverá acontecer até o final de abril.

Vale lembrar que a ABRAPAC foi a entidade pioneira no Brasil em abordar e divulgar os problemas da fadiga humana, assim como em buscar soluções com embasamento cientifico. A associação empreendeu pesquisas e estabeleceu uma interação com o CENIPA, coordenando a Comissão de Fadiga Humana (CNFH) junto ao CNPAA. Também teve papel essencial na aprovação da metodologia de investigação de fadiga humana nos incidentes e acidentes aeronáuticos.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page