A ABRAPAC convoca todos os aviadores a se engajarem na causa da preservação do Museu de Cabangu – principal instituição dedicada à memória de Santos Dumont.
O museu chegou a ser fechado em janeiro deste ano, em razão de dívidas acumuladas desde março de 2018, quando deixou de receber repasses de verbas governamentais. Um acordo firmado com a prefeitura do município permitiu a reabertura, mas a carência de recursos ainda ameaça o futuro da instituição.
O Museu de Cabangu fica no município de Santos Dumont, a 207 quilômetros de Belo Horizonte. Ocupa a casa onde nasceu o “Pai da Aviação” e sua história remonta a 29 de julho de 1932, dois dias após a morte do inventor, quando o jornalista Oswaldo Castello Branco esteve na casa para recolher e preservar cartas, fotografias e objetos pessoais.
Nos anos seguintes, ele e outros entusiastas da aviação passaram a prospectar e colecionar um amplo acervo, com apoio da família de Santos Dumont. Em 1949, foi criada a Fundação Casa de Cabangu e, em 1973, fundado o Museu, no centenário de nascimento de Alberto Santos Dumont.
O Museu de Cabangu recebe dois mil visitantes por mês, em média, com entrada gratuita durante a semana e cobrando taxa de R$ 2 por pessoa aos sábados e domingos.
Os aviadores podem ajudar fazendo doações:
Fundação Cabangu Banco Santander Agência 3298 Conta 60011563-0
A Fundação Casa de Cabangu também convida todos a visitar e divulgar o museu.
Saiba mais: Museu de Cabangu
Facebook: facebook.com/fundacaocasadecabangu
VEJA A REPORTAGEM QUE FIZEMOS LÁ:
Yorumlar