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Análise acústica da expressão de emoções: caso de acidente aeronáutico

Resumo


Este estudo teve como objetivo analisar os efeitos da expressão de emoções sobre a voz, fala e fluência de um aviador em situação real de acidente aeronáutico. Para tanto, foram extraídos dados da comunicação entre o piloto e a torre de controle, armazenados no CVR (Cockpit Voice Recorder) da aeronave no dia do acidente, e comparados às suas amostras de fala em dias anteriores. Salienta-se que o aviador pilotava em dia de chuva intensa, tendo relatado dificuldade para pouso devido às más condições de visibilidade. Para as análises, seguiu-se o roteiro de avaliação dos parâmetros acústicos das emoções de Scherer. Tais análises se embasaram, ainda, na concepção de que o estado emocional influencia o falante, causando variações decorrentes de respostas fisiológicas eliciadas no indivíduo pelas emoções. Essas variações, por sua vez, ocasionam alterações na respiração, fonação e articulação, processos diretamente relacionados à voz, fala e fluência. Ressalta-se que as emoções são produzidas a partir de uma avaliação cognitiva automática do indivíduo sobre eventos externos e internos considerados relevantes para seus interesses e necessidades. Também são caracterizadas por um alto grau de sincronização de subsistemas do organismo (cognitivo, motivacional, fisiológico e motor). Por meio deste estudo, verificou-se que, na data do acidente, o piloto apresentou variações da voz, fala e fluência como aumento da taxa de articulação, pitch agudo em comparação aos dias anteriores ao acidente e ao padrão de normalidade para falantes brasileiros do sexo masculino, incoordenação pneumofonoarticulatória, qualidade vocal tensa, fala ofegante e voz trêmula. Considerando-se estudos sobre os parâmetros acústicos e clínicos para avaliação da expressão de emoções, é possível inferir que o piloto apresentava traços de apreensão/preocupação e ansiedade variando até o temor no áudio do dia do acidente, sobretudo, no instante imediatamente anterior ao impacto.


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