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Uma proposta de malha aérea a partir do plano de desenvolvimento da aviação regional

Resumo


O Plano de Desenvolvimento de Aviação Regional, elaborado pelo Governo Federal, apresenta como proposta investimentos na infraestrutura de 270 aeroportos com o objetivo de aproximar a população brasileira do modal aéreo. Este trabalho procura apresentar três sugestões de malha aérea utilizando aeronaves dos modelos AT43, E195, e B738 de forma a atender as cidades constantes no plano que apresentam potencial de tráfego e elevado índice de desenvolvimento socioeconômico. Para alcançar este objetivo, utilizou-se indicadores como população, produto interno bruto, índice de desenvolvimento humano, demanda do modal rodoviário e dados econômicos das aeronaves. Para seleção das localidades do plano (270) com potencial de operação aérea, selecionou-se aquelas com índice de desenvolvimento humano elevado (146). Estimou-se a demanda transportada nestas localidades de acordo com o tráfego existente do modal rodoviário, identificando a absorção deste tráfego pelo modal aéreo. O estudo identificou que, apesar do número elevado de pares de cidades (1194), oriundos da demanda rodoviária, um número reduzido delas foi selecionado (225) em função dos critérios relativos à distância entre as rotas e frequência semanal mínima. A partir desta análise, pode-se identificar os modelos de aeronaves que se mostram mais competitivos para operar os pares de rotas selecionados em função de seu custo e configuração de assentos. Apresentam-se também as regiões de maior concentração de tráfego de acordo com os indicadores econômicos e a demanda do modal rodoviário. A metodologia utilizada baseou-se em bibliografia especializada, pesquisas a sítios da internet, vídeos, revisão e análise de dados e consultas públicas.


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